top of page

SOBRE O SINCOR RJ

O seguro é uma das mais antigas atividades econômicas praticadas no Brasil. As primeiras operações são creditadas aos missionários jesuítas, que criaram formas de mutualismo ligadas à assistência. Mas foi somente a partir da abertura dos portos e do estabelecimento da corte portuguesa no Brasil que o segmento ganhou fôlego.

Para explorar o mercado de seguros marítimos, em vertiginoso crescimento, foi fundada a Companhia de Seguros Boa-Fé, primeira sociedade seguradora a funcionar no país. Era o início da trajetória de expansão, com a adaptação contínua do setor às necessidades da sociedade brasileira.

O número de produtos cresceu e a regulamentação ficou mais complexa. Consequentemente, os profissionais que atuavam no mercado segurador buscaram a especialização e o reconhecimento da profissão. Surgia, então, em 1932, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro, o primeiro da categoria a ser criado no Brasil.

A partis desta data, a história do seguro no país se confunde com a do Sincor-RJ, sempre atuante na defesa legítima dos interesses do corretor de seguros, na busca por uma legislação transparente para o setor, por meio do apoio a governo, autarquias e entidades de classe na adoção de normas para fortalecer o mercado de seguros brasileiros.

Esta história de sucesso começou com os corretores pioneiros, que se organizaram pela regulamentação da profissão, alcançada somente 32 anos depois, em 1964. Mas vai além,

ao ressaltar a importância do papel desempenhado pelo Sincor-RJ em cada acontecimento marcante da história do setor segurador brasileiro.

Acompanhados a criação do Instituto de Resseguros do Brasil, em 1941, durante o processo de industrialização da Era Vargas; a fundação da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, a Fenaseg, aliada importante na missão de proteger, coordenar e fortalecer a indústria de seguros do país;  e a criação da Susep, em 1966, o primeiro órgão regulamentado pelo governo com a responsabilidade pelo controle de fiscalização do mercado. A história avança até os dias atuais, em que a indústria de seguros brasileira vive um momento único de expansão, fruto das políticas de estabilização financeira e distribuição de renda nas últimas duas décadas.

Foram várias as conquistas do Sincor-RJ ao longo de décadas. Mas a maior certeza de que não há, na história do mercado de seguros brasileiro, um só fato relevante que não tenha tido a participação direta ou indireta desta entidade, um motivo de orgulho para todos os corretores do Rio de Janeiro.

A SEDE

Rua dos Mercadores 10, Centro do Rio de Janeiro. Com fachada em estilo eclético, predominante na arquitetura brasileira na segunda metade do século XIX, o prédio de cinco andares onde fica a sede própria do Sincor-RJ é muito mais do que um local espaçoso, de fácil acesso, num típico e bem preservado do Rio Antigo. O imóvel, adquirido em 1994, é sobretudo um símbolo das diversas conquistas que, nas últimas décadas, fortaleceram a atuação institucional do sindicato e reforçaram a credibilidade social dos corretores de seguros.

Muito maior que a sede antiga, no número 99 da Rua do Rosário, o prédio da Rua dos Mercadores proporcionou um salto de qualidade na prestação de serviços aos associados. Reformada logo após a compra, a sede do Sincor-RJ dispões de instalações modernas, ambiente climatizado, circuito interno de TV, recursos de informática e telecomunicações. O local reúne diversas atividades oferecidas pelo sindicato em apoio à atuação dos profissionais, ao seu bem-estar e ao de suas famílias.

O prédio do sindicato integra um dos mais expressivos acervos urbanístico-arquitetônicos do centro carioca, no quadrilátero demarcado pela Praça XV, Rua 1º de Março, Rua do Rosário e, no lado do mar, pela Rua do Mercado.

Nesse pedaço do velho Rio no coração da cidade, a esquina da Rua do Ouvidor com a Travessa do Comércio conserva a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, obra barroca de 1755, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

(Iphan) em 1938. Toda a área foi conquistada ao mar, por aterro feito nos primórdios da formação da cidade.

Antes de mudar-se para a Rua dos Mercadores, o Sincor-RJ ocupava o quinto e o sexto andares do prédio da Rua do Rosário, que se tornaram pequenos para o atendimento dos corretores, diante da dinamização da vida sindical, no começo dos anos 1990. A expansão do quadro de associados e a diversificação dos serviços prestados, como resultado do trabalho empreendido pela diretoria, impuseram a necessidade de uma sede espaçosa e mais confortável, à altura da importância da categoria em um mercado cada vez maior e mais complexo.

Oitenta anos depois da criação, o Sincor-RJ trabalha revigorado na defesa incondicional da categoria dos corretores de seguros, fiel a valores como independência, honestidade, cooperação e justiça. Além de exercer sem tréguas a representação dos interesses da classe, o sindicato se empenha também na prestação de diversos serviços profissionais. Seja na atuação político-institucional, seja no atendimento aos associados, são muitas as conquistas alcançadas e consolidadas nos últimos anos pela entidade que está à frente dos corretores de seguros do Estado do Rio de Janeiro.

A DIRETORIA

HENRIQUE BRANDÃO
Presidente

​Henrique Jorge Duarte Brandão é corretor de seguros e presidente da  Assurê Administração e Corretagem de Seguros Ltda. desde 1967. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Fenacor, foi membro titular do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP), nomeado pelo presidente da República, tendo sido reconduzido ao posto três vezes.

RICARDO GARRIDO
Vice Presidente

​Ricardo Faria Garrido é corretor de seguros e engenheiro mecânico, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua no mercado de seguros desde 1985, período em que teve oportunidade de realização de vários cursos de especialização nos diversos ramos de seguros, Além de participar de congressos, encontros e seminários no Brasil e no Exterior, inclusive como palestrante. Desde de 2000 ocupa o cargo de Vice Presidente do Grupo Assurê de Seguros.

JORGE MARIANO
Diretor Administrativo e Financeiro

Jorge Alberto Mariano Leite é corretor de seguros e administrador de empresas. Está no mercado desde 1978, tendo trabalhado inicialmente em algumas seguradoras antes de optar por seguir a carreira de corretor de seguros. Também preside a Interseg Corretora de Seguros, empresa criada por Jorge Mariano em 1986 e é atual o diretor Administrativo da Credicor, cooperativa de crédito do Sincor. 

NILO ROCHA
Diretor Social e Benefícios

​Nilo Ferreira da Rocha Filho está no mercado de seguros desde 1985 atuando como Superintendente na Bradesco Seguros até 1991, Gerente Geral da Marques Corretora de 1991 até Janeiro de 2009 e Diretor da Rofenil Corretora de Seguros desde 1993. Sócio fundador da Credicor/RJ e Presidente do Conselho Fiscal do Credicor/RJ desde julho de 2003, é formado em Administração De Empresas, com Pós-Graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

ADEMIR MARINS
Diretor Procurador

​Ademar Marins está no Mercado desde 1972 quando começou como agenciador de seguros.

É Diretor da The Family Corretora de Seguros e de Planos Previdenciários Ltda., Diretor financeiro do CVG-RJ onde foi presidente da Diretoria Executiva e do conselho consultivo, é membro do conselho de administração do Credicor. Atualmente é responsável também pela Revista Previdência & Seguros, publicação voltada ao corretor de seguros e ao mercado. 

WANDERLEY CAVALHEIRO
WANDERLEY CAVALHEIRO
Diretor 1º Secretário

​José Wanderley Cavalheiro é Corretor de Seguros, atuando no Mercado desde 1991 atual Diretor na Lavore Corretora de Seguros ltda. e Presidente do Credicor RJ, onde é sócio Fundador e exerceu as Funções de Gerente do Banco Bradesco até 1991 e de Diretor de Projetos Especiais na Assurê Corretora de Seguros até 2001.

MAURO BACCHERINI
Diretor 2º Secretário

​Mauro Baccherini dos Santos é Corretor de Seguros, advogado e liderança do Sincor na Região Serrana, participou do Congresso Mundial de Corretores em Lisboa em 2000. Credenciado desde 2003 na Universidade Católica de Petrópolis, como palestrante de seguros nos Cursos de Economia, Ciências Contábeis, Turismo e Marketing.

CONQUISTAS DA ATUAL DIRETORIA

  • Conquista da Sede própria com atendimento todo informatizada, auditório para 44 pessoas, escritório para o Corretor entre outros benefícios.

  • Redução da alíquota do IR de 3% para 1,5%.

  • Cursos e palestras permanentes na sede do Sincor.

  • Consultoria Jurídica e Contábil.

  • Fim da taxa de renovação de alvarás.

  • Em parceria com a Sindicato das Seguradoras, fizemos a doação de 50 automóveis a secretaria de segurança pública.

  • Luta para redução do ISS, junto às prefeituras.

  • Campanhas institucionais para valorizar a figura do Corretor e a necessidade do cidadão de proteger seu patrimônio. “Seguro... só com Corretor de Seguros.”

  • Redução do ISS de 5% para 0,5% para os corretores de Rio Bonito, Maricá e Saquarema.

  • Evento mais importante da classe dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro - ENCONSEG.

  • Conquista do SIMPLES, iniciado em 1995.

  • Apoio a comissão mínima.

  • Educar para proteger/ Cultura do Seguro / Amigo do Seguro - levar a conscientização do seguro para os alunos do ensino médio, dentro das escolas.

  • Campanha com Back Light na ponte Rio-Niterói, fortalecendo a imagem do Corretor de Seguros.

  • Caravana para os congressos com inscrição, hospedagem e passagens pagas pelo SINCOR.

  • Campanhas com apoio da FENSEG, para defender os corretores das ações ilegais das cooperativas.

  • Combate ao descredenciamento - Inibir a prática unilateral, ilegal e sem critérios de algumas seguradoras que descredenciam o pequeno corretor.

  • Criação de Comissões técnicas, comissão de mulheres, benefícios e eventos.

  • 1 ano de associação grátis, para corretores recém formados.

  • Proposta do BRAT, registro de ocorrência pela internet, para acidentes de trânsito, sem vítimas.

  • Eventos como serra debate e debate lagos.

  • Livro de 80 anos, com toda história do sindicato e do mercado de seguros.

CONQUISTAS

DELEGACIAS REGIONAIS

Para integrar de forma efetiva os corretores de todo o Estado do Rio de Janeiro no movimento da categoria e na rede de serviços prestados pelo sindicato, o Sincor-RJ descentralizou suas atividades nos anos 1990, criando quatro delegacias regionais e outras 15 representações locais.

As delegacias funcionam em Niterói, com atuação voltada também para São Gonçalo; Petrópolis, para toda a Região Serrana; Nova Iguaçu e para a Baixada Fluminense. As representações sindicais foram criadas nos municípios de Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Teresópolis, Três Rios, Volta Redonda, Rio Bonito, Cabo Frio, Macaé e Campos dos Goytacazes.

Petrópolis e Região Serrana

DELEGADO

Claudio Fernando Christiano

24 98827-2075

Niterói e Grande Rio

DELEGADO

Osir Zimmermann Vieira

21 99985-6200

Baixada Fluminense

DELEGADO

Ivo Leal

21 96447-6955

delegacias
bottom of page