Notícias

Eleição trouxe mais otimismo para os Corretores

05/11/2018

 Ao que tudo indica, o resultado das eleições de outubro trouxe mais otimismo para os corretores de seguros. É o que sinaliza pesquisa realizada pela Fenacor, no final do mês passado, visando a medir o nível de confiança do mercado.

 

Segundo o levantamento, intitulado ICSS – Índice de Confiança do Setor de Seguros – 62% dos corretores de seguros entrevistados responderam que, no primeiro semestre de 2019, a economia ficará “melhor” (54%) ou mesmo “muito melhor” (8%). Apenas 8% temem um quadro “pior” (4%) ou “muito” (4%) e 30% acreditaram que não haverá mudanças.

 

Quanto ao faturamento do mercado, 54% dos corretores acreditam que haverá um cenário “melhor” nos próximos seis meses e 4% estão ainda mais otimistas, apostando resultado “muito melhor”. Outros 38% apostam na estabilidade e somente 4% enxergam razões para um desempenho “pior”.

 

Ainda entre os corretores, 42% acreditam que a rentabilidade do mercado vai se manter no mesmo patamar no próximo semestre e outros 54% apostam em um cenário “melhor” (46%) ou “muito melhor” (8%). Há ainda 4% que temem um quadro “pior”.

 

Entre os seguradores entrevistados, 72% acreditam que a rentabilidade permanecerá estável e 18% apostam em um avanço nos próximos meses.

 

Também entre os seguradores, 97% dos entrevistados projetam um faturamento “melhor” (41%), “muito melhor” (3%) ou ao menos igual (53%) nos próximos meses.

 

Responsável pela pesquisa, o consultor Francisco Galiza afirma que “o setor reagiu bem ao resultado eleitoral”.

 

Segundo ele, prova disso é que o índice que mede a confiança das seguradoras (ICES), por exemplo, subiu 26%, atingindo um patamar pouco acima de 115 pontos. “Esse é o maior percentual apurado desde abril”, acrescenta Galiza, para quem o resultado sinaliza que há uma expectativa positiva quanto às medidas econômicas que serão adotadas pelo novo governo, a partir de 2019.

 

O ICSS é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

 

Todo final de mês, são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

 

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54