Notícias

Susep divulga lista de empresas punidas por atuação irregular

17/10/2018

 

A partir de agora, a Susep irá divulgar em seu site (http://www.susep.gov.br/) a relação de associações, empresas e entidades, nacionais e estrangeiras, que forem autuadas por atuação irregular no mercado legal de seguros. “Estamos falando de empresas e entidades identificadas pela área de fiscalização comercializando, de forma irregular, produtos similares aos de seguro. Além disso, há também outras empresas que são constituídas fora do Brasil e não possuem autorização para comercializar serviços no mercado brasileiro”, enfatiza o superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, acrescentando que um órgão supervisor forte preza pela eficiência do setor, de forma transparente, “atuando como agente de proteção ao consumidor e combate ao chamado mercado marginal”.

 

A primeira lista pode ser acessada clicando aqui

 

Essa lista, que será atualizada periodicamente, abrange o chamado mercado marginal como um todo, não apenas a intitulada “proteção veicular”, uma vez que foram identificadas também operações indevidas nos ramos de seguros de vida e funeral, entre outros.

 

Por sua vez, o diretor de Supervisão de Conduta da Susep, Carlos de Paula, lembra que todas as empresas que comercializam produtos de seguro precisam ser autorizadas pela Susep. “A autarquia mantém uma força-tarefa constante no sentido de coibir e enfrentar a realização de operações de seguros por empresas sem autorização”, afirma,

 

Ele assinala ainda que a Susep vê o chamado “mercado marginal” com preocupação, uma vez que a prática ilegal (sem autorização) causa prejuízos à população porque não há proteção para o consumidor. “O consumidor precisa estar bem informado.”, orienta.

 

A lista de empresas e entidades nacionais e internacionais divulgada pela Susep leva em consideração os processos administrativos sancionadores julgados em primeira instância no âmbito da autarquia, tendo caráter informativo e não exaustivo.

 

Em relação às empresas estrangeiras, a autarquia alerta que há denúncias sobre a comercialização de produtos de seguro de forma irregular no Brasil – sem a autorização da Susep-, e que tal prática vai de encontro à legislação brasileira.

 

A Susep orienta que, antes da contratar qualquer produto, seja realizada uma pesquisa sobre a empresa para certificar que ela é autorizada, clicando aqui

 

Regras

 

Vale lembrar que entre as regras e os critérios preestabelecidos pelo CNSP para a constituição de sociedades seguradoras, estão: as de solvência – que atestam a condição que uma companhia possui, entre ativos e passivos, para arcar com seus compromissos financeiros; bases técnicas atuariais que visam a estabelecer probabilidades de riscos; e a fiscalização em relação às condições legais para eleição dos seus administradores.

 

Deseja fazer parte do Grupo Bom Dia Seguro no WhatsApp do CQCS? Realize o seu cadastro através do link abaixo e venha compartilhar conhecimento com os colegas Corretores de Seguros. https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

 

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

SinCor-RJ_938x938_TS_V07_19.06.18.jpg
Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54