Notícias

Corretores de Seguros poderão comercializar o novo seguro obrigatório – SOAT


Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito (SOAT) substituirá o DPVAT no projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional.


Isabela Molinar Franco, Assessora Legislativa do Gabinete do Deputado LUCAS VERGILIO, Solidariedade, Goiás, esclarece.


A proposta do SOAT de autoria do Deputado LUCAS VERGILIO traz novos paradigmas na questão do Seguro Obrigatório, saindo da esfera “engessada” que se tem com o DPVAT ampliando a questão do agente operador – não somente um agente (seguradora), mas sim com a abertura do mercado, fortalecendo a concorrência – e no ponto do Corretor de Seguros que antes não tinha participação, a figura do SOAT traz justamente esse Agente Técnico especializado e capaz para a dinâmica do Seguro Obrigatório.


A contratação do SOAT dar-se-á por meio de bilhete


Neste sentido, o projeto tem a intenção de trazer melhorias, inovação (aprimoramento do modelo de oferta) e segurança tanto para os proprietários de veículos quanto para os beneficiários desse seguro, mediante uma entrega mais aberta (várias seguradoras) e com a participação do profissional habilitado CORRETOR DE SEGUROS.


Quanto ao andamento deste projeto de lei ser aprovado sem vetos, não conseguimos precisar, tendo em vista, que ainda está em fase de instalação da Comissão especial nesta casa Legislativa para tratar do tema.


“Só para esclarecer, na Comissão Especial (que é formada quando um projeto é distribuído para análise por mais de uma Comissão Temática aqui da Câmara dos Deputados – no caso, o SOAT foi distribuído para CVT (Viação e Transporte), CSSF (Seguridade Social e Família), CFT (Finanças e Tributação) e CCJC (Constituição e Justiça), o projeto será analisado de forma global, pelos 36 membros indicados para fazer parte da mesma. Na Comissão Especial teremos o espaço para realizar audiência pública, debates tudo isso com a intenção de aprimorar e trazer equilíbrio ao Projeto de Lei”.


PROJETO DE LEI sobre o Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito (SOAT)


Desta forma, temos muito dialogo para traçar ainda sobre este Projeto de Lei e esperamos que, as modificações que porventura surgirem, possam trazer um texto ainda mais coeso e benéfico para a Sociedade, com boas práticas de governança e de comercialização do mercado segurador.


Visite o site www.soat.com.br



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

O SINCOR-RJ

Durante o período de pandemia o Sincor-RJ está funcionando de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 em Home Office. 

Nosso Whatsapp é 21 96758-7195

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54