Notícias

Mercado de seguro de transportes ainda busca expansão


Com um movimento anual de cerca de R$ 3 milhões por ano, o mercado de seguros de transporte é um dos mais

concentrados do País. As cinco maiores empresas do ramo acumulam 45% do total da receita. Apenas 30 possuem um faturamento maior que R$ 1 milhão por ano.


Os dados foram trazidos na Carta de Conjuntura do Sindicato dos Corretores no Estado de São Paulo (Sincor-SP) de março. De acordo com o documento, que faz uma avaliação do mercado de corretagem no cenário econômico, o serviço está diretamente ligado ao crescimento da economia, e consiste na proteção e no suporte à circulação de produtos e bens, tanto nacionalmente como internacionalmente.


Na avaliação da Comissão de Transporte e Cascos Marítimos do Sindicato, o principal desafio é tornar o mercado acessível a uma quantidade maior de corretores de seguros, pois hoje eles encontram uma barreira comercial proporcionada pela verticalização do setor por quem opera a carteira. “A falta de condições comerciais impede que pequenos ou novos corretores consigam oferecer condições competitivas, visando a captação de clientes desse segmento e seu desenvolvimento. Contudo, a área é extremamente promissora”, comenta o presidente da entidade, Alexandre Camillo.


Para o coordenador da Comissão, Ricardo Labatut, as seguradoras devem objetivar os riscos, e não precificar o seguro em função do tamanho ou volume de produção do corretor. “Os critérios de gerenciamento de riscos e de tarifação não podem ser avaliados com base nestes parâmetros. Essa ação, se colocada em prática, permitirá uma melhor distribuição do mercado, alcançando um maior número de corretores motivados a ingressar no segmento”, diz.


Ainda na avaliação da Comissão, a mudança em algumas normas e regras de resseguros fomentariam o enriquecimento do mercado.


Recuperação

O Sincor-SP divulgou os números mais recentes do mercado de seguros. Até março, a receita de seguros de ramos elementares (sem DPVAT) cresceu 7%, enquanto o seguro de pessoas, 13%. Já a receita do mercado de capitalização avançou 7%, após dois anos de queda consecutiva. Em todos os casos, os valores superam as taxas de inflação previstas para 2018, que se situam abaixo de 3% ao ano.


O lucro acumulado das seguradoras também dá sinais de crescimento, revertendo a queda registrada nos últimos dois anos. O Sindicato ressalta, porém, que o resultado ainda contempla apenas um trimestre.


Na percepção de Camillo, que assume um novo mandato à frente do Sincor-SP, existe uma visão otimista do mercado para investimentos no setor de seguros. “No Sincor-SP, a palavra de ordem da nova gestão é eficiência, para garantir que o corretor de seguros possa desenvolver seu negócio neste cenário cada vez mais propício”, declara.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

O SINCOR-RJ

Durante o período de pandemia o Sincor-RJ está funcionando de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 em Home Office. 

Nosso Whatsapp é 21 96758-7195

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54