Notícias

Veja como funciona a indenização do seguro de imposto de renda

24/04/2018

 

 

O mês de abril chega com a obrigação da declaração do Imposto de Renda. Para quem não está habituado, é o momento de passar as informações mais importantes que tangem as finanças pessoais de cada pessoa física ou jurídica. É necessário declarar bens e valores para saber se haverá dinheiro a restituir ou a pagar para o governo.

 

No momento “pré-declaração”, antes de efetivá-la completamente,junte tudo que foi gasto e recebido durante o ano cheio. Por exemplo, a declaração de 2018 corresponde a toda movimentação financeira de 2017. Entre os valores que devem ser declarados, o pagamento da indenização do seguro é um ponto que pode gerar dúvidas em algumas pessoas, mas, como toda e qualquer movimentação financeira, é melhor optar por declará-la para evitar surpresas.

 

Como entre os anos pode haver variações entre o valor pago efetivamente no carro e o valor recebido da seguradora pela indenização, a questão gera dúvidas. Mas, para esse tipo de situação há formas indicadas para resolver e fazer o informe. Manes Erlichman, sócio-diretor da Minuto Seguros, explica a situação e como fazer a declaração da indenização do seguro no Imposto de Renda.

 

“Realmente é uma questão que precisa de atenção. Primeiramente, na ficha “Bens e Direitos”, deve ser informado no campo “Discriminação” que o carro foi roubado, furtado ou que houve uma perda total e que o valor X da indenização, dependendo do modelo do carro, foi recebido da seguradora”, informa Manes.

 

No entanto, não só esse campo deve ser preenchido e ajustado. Manes alerta ainda que é preciso fazer mais alguns ajustes para que não haja problemas.

 

“A pessoa que estiver fazendo a declaração também precisa completar na coluna “Situação em 31/12/2016” e manter o valor da compra original, mesmo que tenha sido maior ou menor que a indenização paga pela seguradora. Agora, em “Situação em 31/12/2017”, deve-se mudar para “0,00”. Assim justifica-se o recebimento da quantia da indenização em sua conta” finaliza o diretor da Minuto Seguros.

 

É importante ressaltar que a pessoa não precisar para imposto por esse valor recebido.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

Durante o período de pandemia o Sincor-RJ está funcionando de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 em Home Office. 

Nosso Whatsapp é 21 96758-7195

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54