Notícias

Cidade apresenta grande potencial para o mercado de seguros

27/09/2017

 

O Rio de Janeiro, apesar dos seus inúmeros problemas, principalmente na área de Segurança Pública, apresenta enorme potencial para o mercado de seguros. Em síntese, é essa avaliação que faz o consultor Sergio Ricardo que, em entrevista ao CQCS, lamenta os efeitos que a insegurança provoca. “A sensação de insegurança, aliada a grave crise econômica, afasta possíveis investimentos”, observa.

Segundo o consultor, são vários os nichos com enorme potencial para serem explorados pelo mercado de seguros no Rio de Janeiro, a começar pela questão da moradia.

 

“Há a oportunidade de produzir 250 mil moradias nos próximos 20 anos. Isso se reflete em várias outras atividades econômicas. Então, se para construir uma moradia se gasta R$ 150 mil, significa dizer que com um investimento de cerca de R$ 40 bilhões se conseguiria resolver o problema, com enormes ganhos sociais e a possibilidade de gerar um movimento de cerca de três ou quatro vezes isso.

 

Agora imaginem o potencial em termos de vários tipos de seguros”, acrescenta Sergio Ricardo.

Outra vantagem desse investimento seria “acabar com as favelas”, Sergio Ricardo cita Nelson Mandela segundo o qual erradicar as favelas deveria ser mandatório, porque lá não há Estado e a tensão social é insuportável. Mas, da mesma forma que investir em saneamento não dá votos, retirar as pessoas dos morros e urbanizar as favelas já é quase impossível, porque interessa há muito poucos”, ressalta o consultor.

 

Ele lembra ainda que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com a maior população morando em aglomerados subnormais, como revela o estudo do Censo 2010 sobre o tema, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

 

No total, são quase 1,4 milhão de pessoas vivendo em 763 favelas, ou seja, 22,03% dos 6,3 milhões de moradores do Rio. A cidade fica à frente inclusive de São Paulo, cuja população nas favelas e loteamentos irregulares é de menos de 1,2 milhão, embora a capital paulista tenha mais aglomerados subnormais do que a fluminense (1.020 ao todo).

 

Para Sergio Ricardo, os números do Rio denotam um dado preocupante, que mostram que as políticas habitacionais estão longe de atender à demanda por moradias na cidade. “Se comparados com os números do Censo 2000 do IBGE, quando havia 1.092.283 moradores de favelas no Rio, ou 18,65% dos habitantes do município, o crescimento da população em aglomerados subnormais em 10 anos foi de 27,65%, enquanto a cidade regular, excetuando os moradores das favelas, cresceu a um ritmo oito vezes menor, apenas 3,4%, passando de 4.765.621 para 4.929.723 nesses dez anos”, conclui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54