Notícias

Recadastramento: Susep se posiciona sobre os processos que estão em análise

A Susep ratifica que os corretores de seguros não serão prejudicados se finalizarem o recadastramento no prazo determinado e o processo permanecer em análise. “Os registros continuarão ativos até a conclusão da análise”, assegura a autarquia, em comunicado.


No texto, o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha, afirma que o recadastramento dos corretores de seguros é fundamental para a segurança do consumidor. Ele frisa ainda a relevância desse processo também para os estudos e ações do mercado de forma geral. “A Susep e o Ibracor estão debruçados no processo de recadastramento porque o órgão supervisor precisa manter a sua base de dados organizada e segura com as informações cadastrais dos profissionais atualizadas”, assinala Mendanha.


A autarquia alerta que os corretores têm até o dia 30 de setembro para dar entrada no processo e menos de sete mil profissionais se recadastraram e outros quatro mil não finalizaram o pedido.Como o prazo estipulado para o recadastramento do corretor de seguros pessoa física entrou em sua reta final, a Susep entende que o número de profissionais já recadastrados é “muito baixo” diante do universo de cerca de 70 mil corretores que atuam no Brasil. “O não recadastramento implica na suspensão do registro conforme o disposto na Circular da Superintendência de Seguros Privados (Susep) 552, de 17 de maio de 2017”, adverte a autarquia.


Joaquim Mendanha lembra que o último recadastramento de corretores de seguros realizado pela Susep foi há quase uma década. Assim, é preciso fazê-lo novamente dada a importância da categoria, que responde por 85% da distribuição de vendas do setor, no país.Outro ponto importante destacado é o fato de 3.839 corretores de seguros não terem finalizado o pedido de recadastramento.


De acordo com a Susep, esses profissionais devem verificar se receberam dois e-mails da autarquia. O primeiro informa o número do pedido e o segundo traz um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo.


Em caso de dúvidas, o site do Ibracor (http://ibracor.org.br/) possui um passo a passo detalhado sobre o recadastramento e há linhas diretas para os corretores nos telefones (21) 3233-4146, da Susep, e (21) 3509-7070, do Ibracor.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

O SINCOR-RJ

Durante o período de pandemia o Sincor-RJ está funcionando de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 em Home Office. 

Nosso Whatsapp é 21 96758-7195

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54