Notícias

O que é realmente disruptivo na indústria de seguros

24/08/2017

 

Muito se fala que as Insurtechs (referencia que se faz as empresas que usam tecnologia para criar ou melhorar maneiras de se operar um negócio de seguros) irão revolucionar o mercado segurador. E acredito que irão mesmo. Na história da humanidade, os últimos 20 anos foram marcados por mudanças na sociedade e na economia fortemente promovidos pelo uso da tecnologia. Na indústria de seguros, como qualquer outra, não será diferente.

 

As seguradoras maiores saem na frente pois podem de alguma maneira, financiar esse tipo de iniciativa ou até adquirir alguma Insurtech que apresente um modelo disruptivo e que faça sentido ao nicho que a seguradora atue. Isso se dá através dos braços de investimento dessas seguradoras, chamados de venture capital que tem a finalidade de investir nesse tipo de ação. Mundialmente, as empresas que mais apostam nesse modelo são AXA e MassMutual com 27 e 19 aquisições respectivamente desde 2013.

 

Esse tipo de aquisição faz todo o sentido para essas empresas, que ganham aceleração em alguns modelos de negócio e velocidade para colher algumas oportunidades que levariam tempo para serem aproveitadas. Existe também um outro lado da moeda que diz respeito à conexão dessas insurtechs ao modelo de tecnologia existente dentro das seguradoras, que potencializam resultados ainda maiores que a operação solitária daquela insurtech no mercado.

 

A aquisição de insurtechs através de venture capital está crescendo com muita força nos últimos anos. Em 2016 esse tipo de operação movimentou 830 milhões de dólares mundo afora e até agora (dados de julho de 2017), o mercado já movimentou 740 milhões de dólares. Ou seja, até o final do ano, os investimentos na aquisição de insurtechs deverão ser maiores do que o ano passado. Desde 2013, mais de 6 bilhões de dólares foram investidos.

 

O Brasil, embora com algumas seguradoras com iniciativas interessantes, ainda tem um ritmo mais lento devido a questões regulatórias, econômicas e políticas. Por outro lado, há muitas insurtechs com modelos de negócio leves e disruptivos criadas por brasileiros e que podem a qualquer momento engrossar os números acima mencionados. Naturalmente, se esferas Governamentais suportassem mais as iniciativas das insurtechs, o País estaria em uma posição privilegiada nesse momento tão importante.

 

Eventos mundiais, como o Insuretech 2017, que será realizado em outubro nos Estados Unidos são ocasiões imperdíveis tanto para as insurtechs quanto para as seguradoras estabelecerem conexões, aprofundarem o entendimento dos mercados locais e quem sabe, desenvolverem iniciativas de negócios. Marcarei presença nesse evento. Você me acompanha?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

SinCor-RJ_938x938_TS_V07_19.06.18.jpg
Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54