Notícias

Gestão de Sinistros também facilita a vida de corretores e segurados


Um serviço incomum na maioria das seguradoras tem feito a diferença não apenas para as próprias companhias, mas também para o dia a dia de corretores e segurados. Trata-se da Gestão de Sinistros, um modelo de prevenção que pode reduzir de maneira significativa diversos custos operacionais.


Apesar da cultura do gerenciamento de risco no Brasil ser mais difundida em alguns ramos específicos, como Transportes e as operações que envolvem grandes riscos, esse modelo de gestão ainda engatinha em outras áreas do seguro.

Para alguns especialistas, se houvesse uma disseminação maior dessas ideias também em outros ramos, entre 20% a 30% dos sinistros poderiam ser evitados, resultando em maior economia para as seguradoras, mas também em prêmios de seguros mais acessíveis aos segurados e menor dor de cabeça aos corretores, entre outros exemplos.


Para as seguradoras, que naturalmente já economizariam com menos pagamentos, existem ainda inúmeras outras vantagens em contar com uma equipe dedicada de sinistros. Além do atendimento mais rápido e eficaz ao cliente que sofreu uma perda, haveriam ganhos consideráveis quanto ao conhecimento da carteira de clientes da companhia.


“Pode-se aprender muito através das experiências de sinistros e sobre os problemas que podem afetar aos diferentes segurados, por exemplo. Outra vantagem é a possibilidade de uma melhor adequação dos seguros vendidos visando atender as necessidades dos clientes, utilizando como base as informações dos sinistros”, afirma Rafael Fragnan, gerente de Sinistros P & C da Argo Seguros.


Para o corretor de seguros, a principal vantagem em atuar com uma seguradora que possui um departamento especializado em Gestão de Sinistros é ficar despreocupado em relação ao atendimento que será dado ao seu cliente, além da certeza de que haverá um especialista para cuidar de qualquer problema que surja. Já para o segurado fica a garantia de um atendimento melhor, mais rápido e eficaz na regulação e liquidação do seu sinistro.


“Na Argo Seguros buscamos aprimorar constantemente nossos serviços, visando um ótimo atendimento ao segurado, seja através da criação de um sistema próprio de gestão dos sinistros (TYR), até na criação de novos fluxos de atendimento rápido, como Fast-Track que temos para o produto Bikes”, garante Fragnan.

Um dos diferenciais da seguradora é que a sua área de Gestão de Sinistros é 100% integrada, ou seja, desde a comunicação do sinistro pelo segurado, o caso é acompanhado sistematicamente por um funcionário da Argo Seguros. Em todos os momentos existe um representante da companhia acompanhando o desenvolvimento do caso.


“Como exemplo posso citar a comunicação de um sinistro de Bike, que ao ser comunicado via telefone 0800, imediatamente o segurado recebe o número do aviso do sinistro. Depois disso, o nosso Regulador entra em contato com o segurado e com o corretor em até 48 horas, solicitando os documentos necessários. Assim que tudo é entregue, os documentos são analisados e, se estiver tudo certo, a indenização é realizada no prazo médio de sete dias úteis”, explica o executivo.


Por fim, vale lembrar que para o pagamento de um sinistro é necessário que a ocorrência e o prejuízo estejam comprovados via documentos e o segurado tenha uma conta corrente em seu nome. Em termos gerais uma indenização demora em média 10 dias após a entrega do último documento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

O SINCOR-RJ

Durante o período de pandemia o Sincor-RJ está funcionando de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 em Home Office. 

Nosso Whatsapp é 21 96758-7195

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54