Notícias

Conheça as profissões do futuro

05/07/2017

 

Agroecologia. Gerontologia. Biotecnologia. Enquanto algumas carreiras mais tradicionais estão prestes a desaparecer, novas áreas de atuação se fortalecem, com a promessa de despontar num futuro bem próximo. A criação de jogos eletrônicos é um dos ramos que já estão em alta. O Brasil é hoje o segundo maior mercado de games da América Latina e o 18º do mundo. Até 2020, o país deve superar o México, assumir a liderança na região e subir uma posição no ranking global, com estimativa de movimentar 800 milhões de dólares por ano. “O potencial é enorme, inclusive para o desenvolvimento de jogos para empresas, campanhas de marketing e educação, sem falar nas plataformas móveis”, explica Conrad Peres, coordenador do curso de jogos digitais da Univeritas. A produção de games, no entanto, é apenas uma das muitas carreiras vertentes da área de tecnologia que vêm surgindo. O mercado ainda cresce em setores voltados para a análise de dados e a inteligência artificial. “Essas ferramentas serão usadas nas mais variadas atividades e em diferentes campos da economia, do varejo à saúde”, explica Celso Bazzola, diretor da consultoria de recursos humanos Bazz.

 

As transformações sociais também provocam novas demandas no mercado. O envelhecimento da população brasileira deve acentuar-se nas próximas décadas, o que fará aumentar a necessidade de tratamentos especializados para os idosos. “A gerontologia será uma área promissora, não apenas na medicina mas também na enfermagem, na nutrição e em outras atividades”, avalia Bazzola. Uma tendência igualmente forte é a expansão de trabalhos relacionados à sustentabilidade. O headhunter André Sih, consultor de gestão de carreiras da Unisuam, acredita que o tema será fundamental no futuro — e os profissionais devem procurar formação complementar para assimilar seus princípios e aplicá-los nas respectivas funções. Para Sih, o modelo de desenvolvimento com base no consumo desenfreado está com os dias contados. “Vai haver muita demanda para especialistas em biotecnologia e outros ramos que ajudem a aumentar a produtividade da indústria e da agricultura, reduzindo o uso de recursos naturais”, avalia. Bazzo­la acrescenta: “Pelo potencial do agronegócio no Brasil, existirá interesse cada vez maior por carreiras ligadas à ecoagricultura. Infelizmente, a oferta de cursos nessa área hoje se limita a instituições federais de ensino”.

 

Os recorrentes escândalos de corrupção no Brasil e no mundo estimulam a busca por mão de obra especializada em governança. “Todas as funções relativas a controle de custos, prevenção de fraudes, gestão e segurança de informação serão bastante procuradas”, diz Bazzola. Segundo o consultor, trata-se de uma necessidade das empresas, cada vez mais cobradas pelos investidores, pelas autoridades e pela sociedade. A demanda por profissionais de seguro também aumenta, principalmente na área técnica. “É um setor que cresce mesmo na crise, porque as pessoas e as empresas precisam de proteção para seu patrimônio”, diz José Varanda, coordenador da graduação em administração da Escola Nacional de Seguros. Sih observa, no entanto, que, antes de mais nada, é essencial cultivar qualidades que ajudem a enfrentar o mercado de trabalho em qualquer cenário. “Aspectos como liderança e capacidade de atuar em equipe serão sempre valorizados”, recomenda.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54