Notícias

Lucros cessantes: Corretor pode opinar sobre mudanças no seguro

09/06/2017

 

A Susep vai mudar a regulamentação do seguro de lucros cessantes. Antes, porém, a autarquia quer ouvir a opinião do mercado. Para tanto, colocou em consulta pública uma minuta de circular que dispõe sobre os critérios para operação das coberturas nessa modalidade. Os corretores de seguros interessados poderão encaminhar suas sugestões até o dia 23 de junho, por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço copat.rj@susep.gov.br.

 

Lucros cessantes é o seguro que garantir uma indenização pelos prejuízos resultantes da interrupção ou perturbação no movimento de negócios do segurado, causada pela ocorrência de eventos discriminados na apólice.

 

O texto da minuta, que está disponível no site da Susep, estabelece que o seguro de lucros cessantes deva ser contratado optando-se por pelo menos uma das seguintes coberturas básicas: perda de lucro bruto; perda de lucro líquido; perda de receita bruta; e despesas fixas. Na estruturação do produto, a seguradora poderá prever coberturas adicionais, desde que os riscos cobertos estejam diretamente relacionados com o ramo de lucros cessantes e não sejam típicos de outros ramos.

 

A critério da seguradora, determinada cobertura adicional poderá ser oferecida em conjunto com uma das coberturas básicas, sob o mesmo limite máximo de indenização. No caso de ficar comprovado pela seguradora que a insuficiência do seguro de danos materiais acarretou uma agravação dos prejuízos de lucros cessantes consecutivos a um sinistro, a indenização será reduzida àquela que seria fixada caso o seguro de danos materiais tivesse sido suficiente para a reposição integral dos bens sinistrados.

 

Nestes casos, a cobertura de lucros cessantes deverá estar vinculada à contratação da cobertura de danos materiais.

 

As condições contratuais deverão apresentar glossário específico do produto, com a definição dos termos técnicos utilizados que sejam característicos do ramo lucros cessantes.A estruturação das condições contratuais e da nota técnica atuarial deverá obedecer à regulamentação em vigor.

 

A partir de 1º de janeiro de 2018, as seguradoras não poderão comercializar novos contratos de seguro de Lucros Cessantes em desacordo com as disposições da nova circular.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sudeste e Sul geram 79% dos prêmios de seguro

21/11/2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

O SINCOR-RJ

O Sincor-RJ funciona de segunda a sexta, de 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. No Sindicato, você pode tratar de diversas questões, tirar as dúvidas, emitir Certificação Digital, dar entrada em processos de Seguro Dpvat e muito mais. O Corretor pode ainda contar com atendimento jurídico e contábil e demais benefícios. Venha conhecer o Sindicato, participe dos cursos e palestras, seja sócio e aumente a força e a representatividade da profissão do mercado de trabalho.

INSTITUCIONAL

MAPA DO SITE

SERVIÇOS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

MISSÃO

A missão do Sincor-RJ consiste na defesa e aprimoramento dos corretores de seguros, no exercício de suas atribuições e na defesa do consumidor de seguros e do instituto do seguro, em razão do seu grande sentido social.

VISÃO

O SINCOR/RJ almeja ser a casa do aperfeiçoamento do corretor de seguros e a coluna que sustenta o instituto do seguro pelo seu sentido social.

VALORES

Os valores que orientam e presidem as ações de nossa instituição e que temos como apanágio, são: a verdade; a independência; a honestidade; a cooperação e a justiça. Assim, sob a égide desses atributos, desenvolvemos os nossos esforços e as nossas missões.

Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Vida, de Capitalização e de Previdência, do Estado do Rio de Janeiro. com sede na Rua dos Mercadores, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20010-130, inscrita no CNPJ sob o no 33.915.117/0001-54