top of page

Sincor-RJ no combate à prática de propaganda enganosa no mercado de seguros.


Na foto: Dr. Augusto Cardoso (Consultor Jurídico do Sincor-RJ), Ricardo Garrido (Presidente do Sincor-RJ), Marcelo Barboza (Presidente do Procon-RJ),  Affonso D'Anzicourt (Diretor do Sincor-RJ) e Renato Baldin (Chefe de Gabinete do Procon-RJ).
Na foto: Dr. Augusto Cardoso (Consultor Jurídico do Sincor-RJ), Ricardo Garrido (Presidente do Sincor-RJ), Marcelo Barboza (Presidente do Procon-RJ), Affonso D'Anzicourt (Diretor do Sincor-RJ) e Renato Baldin (Chefe de Gabinete do Procon-RJ).

Na última segunda-feira (17/03/2025), o Sincor-RJ, representado pelo Presidente Ricardo Garrido, o Diretor 1º Secretário e Consultor Contábil e Tributário Affonso D'Anzicourt e o Consultor Jurídico Dr. Augusto Cardoso, estiveram no PROCON-RJ para tratar de uma questão de grande relevância para o mercado de seguros e para a proteção do consumidor.


Nos últimos meses, diversas denúncias chegaram do Brasil inteiro sobre a atuação da Loovi Seguros. Após uma investigação detalhada, foi constatado que a Loovi se apresentou no mercado como uma seguradora, quando, na realidade, trata-se apenas de uma representante de seguros. A seguradora que opera por trás da Loovi é a LTI Seguradora, uma empresa integrante do segundo Sandbox regulatório da SUSEP, um ambiente experimental do setor.


O problema identificado foi uma prática de propaganda enganosa praticada pela Loovi, que não deixou claro ao consumidor que a empresa é apenas uma representante de seguros e não uma seguradora. De acordo com as normas do sandbox e a regulamentação vigente, é obrigatório que toda publicidade e material informativo indiquem de forma clara e objetiva quem é o representante, e quem é a seguradora responsável pelo produto.


Diante dessa irregularidade, o Sincor-RJ formalizou uma denúncia junto ao PROCON-RJ, reforçando a necessidade de transparência para os consumidores.


A má conduta e a atuação irregular da Loovi e LTI Seguros:

  • confundem o consumidor;

  • faltam com a transparência sobre quem realmente assume o risco; e

  • promovem a insegurança, quanto a estrutura que garante o patrimônio dos clientes.


No dia 28 de janeiro, a FENACOR apresentou uma denúncia à SUSEP, que, no dia 14 de março, tomou uma decisão importante: a suspensão da comercialização de produtos da Loovi (CW Technology) e da LTI Seguradora até que todas as adequações possam ser realizadas em seu portfólio de publicidade e propaganda, garantindo total transparência ao consumidor.


Essa atuação reforça o compromisso do Sincor-RJ com a ética e a legalidade no setor de seguros, garantindo que os corretores e consumidores recebam informações claras sobre os produtos disponíveis no mercado.


Seguimos firme para proteger as corretoras de seguros e a sociedade contra práticas prejudiciais no mercado.

 
 
 

Comments


bottom of page