top of page

Projeto “Cidades Seguras” une mercado de seguros e gestão pública em benefício da sociedade.

O Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Sincor-RJ) deu um passo importante ao lançar o Projeto Cidades Seguras, iniciativa que busca aproximar o mercado de seguros da gestão pública para trazer mais proteção, redução de riscos e benefícios diretos à população.


Segundo o presidente do Sincor-RJ, Ricardo Garrido, a proposta tem como eixo central “apresentar soluções e experiências positivas que reforcem a cultura de proteção e tragam ganhos reais para o consumidor e para a sociedade como um todo”.


O papel social do Corretor de Seguros


O projeto também fortalece o papel institucional do corretor de seguros. “O corretor é um agente de transformação, que leva proteção e benefícios diretamente ao consumidor, atuando como consultor independente e facilitador do acesso a soluções adequadas”, explica Garrido.


Segurança pública e desenvolvimento econômico


Embora a segurança pública seja um dos pilares, o projeto vai além: com uso de tecnologia, informação e dados estatísticos, o setor de seguros poderá ajudar a mapear pontos críticos, indicar caminhos de reversão e colaborar na melhor utilização dos investimentos públicos. “Isso significa obras concluídas, patrimônio público protegido, custos de seguro mais acessíveis e, no fim, mais qualidade de vida para a população”, detalha o presidente.


Impacto no custo do seguro


Um dos grandes diferenciais da iniciativa é o potencial impacto direto no bolso do consumidor. Normalmente, a redução de custos no seguro leva em média dois anos para se refletir em análises estatísticas. Com a parceria entre gestão pública e mercado segurador, esse prazo pode cair para poucos meses, já que a diminuição do risco impacta imediatamente no preço.


Próximos passos


Apesar de estar em fase de implementação em Volta Redonda, ainda não há nada formalizado. “Nosso objetivo é expandir a iniciativa para todos os municípios que aderirem ao projeto com comprometimento. Cada cidade poderá contar com corretores locais, indicados entre os associados do Sincor-RJ, para atender tanto a prefeitura quanto os cidadãos”, reforça Garrido.


Uma união necessária


Para o presidente do sindicato, o grande legado do Cidades Seguras será a aproximação entre consumidor, gestão pública e mercado de seguros. “É muito gratificante poder participar de um projeto que promove resultados concretos, reduz riscos e custos e, ao mesmo tempo, amplia a cultura do seguro. Nossa mensagem é clara: quando sociedade, autoridades e empresários se unem, todos ganham.”


 
 
 

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page