A Icatu tem investido em trazer uma melhor experiência para os Corretores de Seguros, para muni-los com informações atualizadas, produtos de qualidade, treinamentos, suporte tecnológico e serviços que proporcionam uma jornada consultiva de venda e pósvenda. A afirmação foi feita pelo CEO da Icatu, Luciano Soares, em entrevista exclusiva para a Previdência & Seguros, que segue, abaixo, na íntegra.
P&S - Qual a sua projeção para o desempenho do mercado em 2023?
Luciano Soares - O panorama, no geral, é positivo, especialmente para a Icatu. Há números relevantes indicando que será um ano importante para o nosso negócio. Isso é resultado direto dos investimentos na atualização dos processos, produtos e serviços e de uma visão que considera, diariamente, o cenário macroeconômico e as transformações da sociedade. Em Seguro de Vida, temos registrado crescimento na faixa dos dois dígitos, movimento que é consistente ao longo dos últimos cinco anos, período em que evoluímos 90% no segmento. No Vida Individual (Canal Corretor), houve crescimento de 40% até junho, bem acima da média do mercado (17%). Em Previdência Privada, a Icatu obteve R$ 49,4 bilhões sob gestão, com contribuições que somam R$ 2,4 bilhões e crescimento de 19%. Essa evolução também se deve aos novos entrantes na carteira. Ainda no 1º semestre, conquistamos 42 mil novos clientes, crescimento de 28%. Na Capitalização, com R$ 1,2 milhões em faturamento, crescemos 11%.
P&S - Neste início de sua gestão, poderia listar as prioridades e “missões” que terá pela frente?
Luciano Soares - Há três importantes objetivos. O primeiro é estreitar nossos relacionamentos com parceiros, Corretores e todos os envolvidos nessa rede de estímulo à proteção e planejamento financeiro. A colaboração próxima e o entendimento mútuo são cruciais para construir uma base sólida para o sucesso. Temos ainda a oportunidade de atuar cada vez mais para diversificar nosso portfólio. Não só para oferecer um leque abrangente de opções, mas também termos à disposição produtos cada vez mais personalizados. Além disso, nossa atenção tem se voltado para o Seguro de Vida Individual, onde há enorme oportunidade de crescimento. Estamos investindo recursos que nos permitirão preencher uma lacuna importante em nossa oferta, impulsionar o crescimento e nos aproximar ainda mais dos Corretores parceiros.
P&S - Quais as carteiras apresentam maior potencial para a atuação do Corretor no pós-pandemia?
Luciano Soares - Após pandemia, houve uma guinada e a ampliação da importância de proteger as próprias vidas e as das pessoas queridas. A sociedade está cada vez mais consciente de suas individualidades e demanda soluções mais personalizadas. No geral, temos em mãos um panorama favorável à proteção de pessoas – seja por meio do Seguro de Vida, Previdência Privada ou Capitalização. Esse novo contexto demanda um olhar mais sensível e apurado do Corretor. Passa a ser ainda mais crucial compreender a individualidade de cada cliente. A venda mais consultiva passa a ser fundamental. Irá se destacar o Corretor que entende esses cenários, pensa cuidadosamente nas necessidades dos seus clientes e olha para todo o ecossistema de proteção financeira na hora de criar suas propostas. Do nosso lado, o que posso garantir é que vamos investir cada vez mais em tecnologia, inovação e experiência digital. Serão mais de R$ 400 milhões em 2023, frente aos R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos, para que nossos parceiros se dediquem ao que realmente importa: ouvir seus clientes e ofertar produtos que tenham maior aderência a cada perfil e fases da vida.
P&S - Há espaço para oferta de seguros e planos populares, com preços acessíveis?
Luciano Soares - O propósito da Icatu é democratizar o acesso aos produtos de proteção e planejamento financeiro. Hoje, temos produtos que atendem às diferentes realidades socioeconômicas da nossa sociedade e que permitem, inclusive, adequar o valor de determinadas coberturas à realidade de cada cliente. Destacamos ainda a oferta de microsseguros, que têm um importante papel social. Nossos canais de atuação e diversos parceiros também auxiliam nesse objetivo: eles englobam a maior parte do sistema financeiro do país, como bancos, contas digitais, insurtechs – companhias que unem seguros e tecnologia –, cooperativas e varejistas, para trazer o máximo de capilaridade e chegar a todos os públicos.
P&S - A pandemia acelerou a migração dos consumidores para os serviços on-line. Acredita que essa tendência seja mantida nos próximos anos?
Luciano Soares - A desburocratização na contratação, com a digitalização dos processos, já é uma realidade. Acreditamos muito na simplificação de jornadas e queremos atuar fortemente para transformar o mercado. Antecipamo-nos de forma pioneira, com um projeto para disseminação do seguro de vida com jornada 100% digital e com uma diversidade de ações e estratégias com foco na jornada digital, graças ao investimento em tecnologia. Nossos investimentos nos possibilitaram desenvolver um processo de venda fluido e simplificado, que inclui algumas facilidades tecnológicas como assinatura eletrônica, pagamento seguro e online via cartão de crédito e nossa subscrição inteligente, com a aceitação em segundos.
P&S - Quais os projetos estão sendo implantados para apoiar o Corretor de seguros?
Luciano Soares - A Icatu investe em uma melhor experiência para os Corretores, para muni-los com informações atualizadas, produtos de qualidade, treinamentos, suporte tecnológico e serviços que proporcionam uma jornada consultiva de venda e pós-venda. Nosso objetivo maior é ser um braço de apoio ao Corretor na gestão de toda a sua carteira. A “Casa do Corretor” se transformou numa plataforma 360º para as atividades dos nossos Corretores parceiros e registra mais de um milhão de operações ao ano, com índice de satisfação de 4,3 entre os Corretores, em uma escala de 1 a 5.
A melhoria mais recente foi o lançamento do relatório de gestão de produtividade, em que as Corretoras visualizam o desempenho geral e individual dos profissionais cadastrados na oferta de seguro de vida. Esse trabalho constante é realizado por cerca de 50 profissionais focados em evoluir constantemente as ferramentas para esses parceiros, como TI, Design, Quality Assurance, Agilistas, UX e Arquitetos, além de pesquisadores dedicados a entender os anseios e necessidades de cada Corretor.
P&S - O que representa o mercado do Rio de Janeiro para a Icatu?
Luciano Soares - A Icatu nasceu no Rio de Janeiro. Somos uma companhia 100% nacional, mas temos nossas raízes fincadas no estado. A nossa sede está no coração da cidade, na Zona Portuária. O Rio é um importante canal para a oferta dos nossos produtos. Isso é fruto de uma estrutura sólida, inteligente e estratégica da Icatu que conta com equipes regionais dedicadas a atender às necessidades e estabelecer uma relação forte e vínculo com diversos parceiros e corretores locais – como a regional Rio, liderada pelo diretor executivo, Ronaldo Marques.
P&S - O grupo pretende aumentar os investimentos na capacitação do Corretor?
Luciano Soares - Os Corretores são os nossos grandes parceiros na democratização do acesso à proteção financeira. Apostamos nesta relação próxima e em compartilhar nossas experiências e expertise no mercado. Foi com isso em mente que trouxemos, no início do ano, o Renato Gomes, novo superintendente de venda consultiva, que chegou com o desafio de fortalecer e sensibilizar a relação entre Corretor e cliente, ao criar uma cultura de venda consultiva.
Temos ainda o Educatu, plataforma de treinamento e capacitação online que representa um importante diferencial competitivo e que conta com mais de 40 cursos online e gratuitos sobre Seguro de Vida, Previdência, Técnicas de Venda, Desenvolvimento Profissional, além de informações sobre cada produto ofertado.
P&S - Seguros totalmente online são uma realidade próxima na Icatu?
Luciano Soares - Isso já é uma realidade na Icatu. Avançamos de forma acelerada na direção de processos mais digitais e sem papel para facilitar a comercialização dos nossos seguros. A “Casa do Corretor” permite a comercialização dos produtos de forma totalmente digital, sem a necessidade de papel.
P&S - O setor ainda tem imensa capacidade ociosa. O que pode ser feito para corrigir esse gargalo?
Luciano Soares - Não vemos como capacidade ociosa, mas sim com uma grande oportunidade. Especificamente no seguro de vida e na previdência privada, temos uma penetração ainda baixa. Menos de 20% da população possui uma apólice de seguro de vida (e boa parte deles são prestamistas, que muitas vezes nem sabem que têm) e apenas 5%, um plano de previdência aberta. Parte da solução está na educação financeira.
Na Icatu, focamos bastante em informar todos os nossos públicos. Tanto por meio dos nossos canais de contato com os Corretores e clientes, como o Blog da Icatu, as lives e os conteúdos no nosso canal do Youtube. Temos ainda uma forte estrutura de relacionamento constante com os nossos parceiros e diversas iniciativas proprietárias, como o Encontro com Gestores – que se tornou um dos mais importantes eventos de previdência privada do país.
Leia essas e outras matérias da Revista Previdência & Seguros. Edição 691. https://www.sincor-rj.org.br/revistaprevidenciaeseguros
Comments